BLOG / ADEGAS & VINHOS

ADEGAS & VINHOS ARMAZENAMENTO

03/05/2021

Após ter adquirido uma adega, muitas pessoas começam a colecionar rótulos. Como já falamos aqui no blog sobre a adega ideal para cada lar, quer modular, quer sob medida, alguns pontos sempre são bons para relembrar sobre o cuidado que se deve ter para que um bom vinho perca suas propriedades de sabor e aroma.

                O local ideal para sua adega é com pouca iluminação natural, com boa ventilação e preferencialmente fresco. Evite deixar vinhos na cozinha, pois costuma ser um dos lugares mais quentes da casa. Deixe suas garrafas sempre na posição horizontal, assim, o vinho estará em contato direto com a rolha, para que não ocorra o risco da entrada de oxigênio na garrafa. O oxigênio pode alterar o sabor e aroma do vinho. Não corra esse risco de desperdiçar um sabor único e original por não guardar o rótulo de uma maneira apropriada. Uma maneira de proteger seus vinhos mais valiosos, é deixá-los em um lugar mais elevado na sua adega, isso evitará algum eventual acidente que um curioso poderia ter.

                Praticamente em qualquer adega separam-se os vinhos brancos, tintos, espumantes e assim por diante, uma das sugestões é separar os vinhos por safras. Uma safra sempre terá uma característica diferenciada da outra. Embora tenha obtido o vinho da mesma vinícola, agentes externos como o clima, a quantidade de sol, etc., influenciarão no paladar, na coloração e no cheiro do vinho.

A terceira sugestão que trazemos é separar os vinhos por origem. Separar os vinhos por vinícolas, se o compra em lotes, por exemplo. Algo válido a se levar em conta também, é a separação por estilos; por mais encorpados, médios e suaves. Esses fatores influenciarão para o momento em que o vinho será apreciado e se for para um jantar, por exemplo, será mais fácil de localizar um rótulo específico que se harmonize com o prato que será servido.

Muitos apreciadores de um bom vinho organizam suas adegas também de acordo com o tempo que desejam guardar um vinho, os vinhos conhecidos como vinhos de guarda, geralmente podem ser guardados por um período maior de tempo. Vale relembrar que o dito comum de quanto mais velho o vinho, melhor ele fica, não se aplica para a maioria dos rótulos que temos em nossa região. Embora a maioria dos vinhos traga no rótulo “validade indeterminada desde que conservado em local seco e fresco e abrigado de luz” ou, apenas “validade indeterminada”, não significa que os vinhos são eternos. Em praticamente sua maioria, vinhos não são feitos para serem guardados por muito tempo, são para serem consumidos de dois a cinco anos após fabricados. Um tempo maior guardados, pode tornar o vinho passado, com alterações no gosto e no cheiro. Ao guardar um vinho, é bom pensar em como ele estará se for guardado, deixado envelhecer mais. Em alguns casos, por exemplo, um vinho que estiver muito ácido após a compra, com o passar de algum tempo de resguardo pode se tronar um pouco mais suave, assim, mais agradável ao paladar para ser apreciado.

                A organização em geral de uma adega não tem regras específicas a serem seguidas, isso vai variar de acordo com suas preferências pessoais, as opções são diversas, sempre levando em conta seus gostos e preferências pessoais. Embora trouxemos algumas dicas de como ajudar nesse momento de organização, só você sabe como será mais útil e como facilitará mais a sua vida a sua própria organização. Esperamos ter ajudado!

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×